domingo, 13 de dezembro de 2009

Ilhas inteiras no "OpensimWorlds

O site OpensimWorlds pretende ser um lugar onde você pode copiar ilhas totalmente prontas, que estão disponíveis como arquivos .OAR, como aquela ilha da Universidade de Edimburgh, que já apresentamos aqui.



Se você quiser colocar sua ilha disponível para que outros a copiem também é possível, desde que você tenha um servidor HTML.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Lotus Connections e Lotus Sametime

Nós já apresentamos aqui a família de produtos Lotus, da IBM, que inclui o "Sametime 3D" que é baseado no OpenSim. Hoje, mostramos dois vídeos sobre o Lotus Connections e o Lotus Sametime:




segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Criando calças e sapatos personalizados

Asssim como já mostramos para o caso de camisas e paletós, existem "texturas padrão" (templates) para você criar calças (cuecas, calcinhas, calções, bermudas etc.) e sapatos. Você pode copiar ("Salvar imagem...") essas templates:







Veja, por exemplo, como podemos criar um tênis (para ser usado sem meias):






Os passos para o avatar vestir uma peça dessas são semelhantes aos que vimos para o paletó: upload da textura etc. etc.


domingo, 6 de dezembro de 2009

Integrando mídias digitais no Lotus

Já falamos aqui que a IBM tem seu produto comercial baseado no OpenSim, que é o "Lotus Sametime 3D". A IBM integra toda a "mídia digital" (ou "mídia social", como está sendo chamada) na "família de produtos" Lotus.
Ela se compõe dos produtos:

1 - Lotus Notes: principalmente para email, agenda e IM (mensagem instantânea);
2 - Lotus Connections: principalmente para profiles, criação de grupos, blogs, programação de atividades e notícias (tipo Twitter);
3 - Lotus Quickr: principalmente para criação de repositório de conteúdos, wikis, foruns;
4 - Lotus Sametime: principalmente para voz-sob-IP, vídeo-conferências, chat e chat 3D.
5 - Lotus Web Content Management: principalmente para administração de conteúdos da empresa em sites, portais etc.


A linha Lotus inclui produtos mais "técnicos", voltados para controle de projetos gerais  (Lotus Workflow) e para projetos de TI (Lotus Domino).

Agora existe um integrador do Lotus Notes com PDAs (como o iPod Touch etc.) : Lotus EasySync e a possibilidade de se trabalhar com Lotus como serviço (pagamentos mensais): com o sistema Lotus Live (que disponibiliza online vários aplicativos Lotus).

Na nossa opinião, uma empresa que queira entrar na "onda" Lotus deve começar pelo Lotus Notes. Ele inclui o Lotus Simphony que tem um editor de textos, uma planilha e um criador de apresentações. Veja um vídeo sobre ele:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Criando camisas e paletós personalizados

Na postagem de ontem aprendemos como fazer "upload" de texturas. Hoje vamos usar esse recurso na criação de camisas e paletós para nosso avatar.  Na realidade, as roupas em OpenSim são texturas. E que têm formas padrão. As camisetas, camisas e paletós têm uma ou duas das texturas que apresentamos abaixo, customisadas para um "paletó feminino roxo". Você pode copiar  ("Salvar  imagem")  essas  texturas para modificá-las na criação de roupas para seu avatar.

 paletoroxo1.jpg


paletoroxo2.jpg








Primeiro,  faça o "upload" dessas duas texturas para o "Inventário" de seu avatar. Como já vimos, elas vão para a pasta "Textures".

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Usando texturas

Nem é preciso insistir na importância das texturas em qualquer espaço de realidade virtual. No caso dos objetos mais simples que nós, que não somos artistas gráficos, criamos no  OpenSim, são usadas "texturas de faces", isto é: colocamos uma textura em cada face do objeto.
Para isso, uma textura que você cria como arquivo  .JPG, é carregada, de uma pasta de seu computador para uma pasta do "Inventário" de seu avatar no Meerkat. Daí, só é preciso arrastar essa textura para cima da face do objeto.
Uma aplicação interessante de texturas é a criação de uma apresentação de slides que poderia ser feita em uma reunião de seu grupo de interesse. Veja:



A janela do "Inventário" só aparece aberta no seu Meerkat.