sábado, 21 de novembro de 2009

10 - Finalmente criando sua Região

Pegue um pedaço de papel e anote:

1 - o nome que você quer dar para sua Região (sem caracteres do português);
2 - o número da "porta" liberada no firewall: 9000;
3 - seu endereço IP nessa sessão: obtido usando o comando "ipconfig" como já vimos;
4 - seu nome de registro na OSGrid
5 - seu sobrenome de registro na OSGrid
6 - sua senha de registro na OSGrid.

Fica faltando anotar os dois números que serão as coordenadas (meridiano e paralelo) de sua região. Veja como conseguir isso e continuar a instalação no vídeo:




A seguir, mostramos as linhas que devem ser "respondidas" na tela de instalação do  OpenSim:

New region name: coloque o nome dela;
Region UUID: (dê Enter);
Region Location: entre com as duas coordenadas separadas por vírgula;
Internal IP Address: (não é aquele...dê Enter)
Internal Port: coloque 9000;
Allow alternates ports: (dê Enter);
External hostname: agora sim ! entre com seu IP Address nessa sessão;
Master Avatar UUID: (dê Enter);
Master Avatar firstname: seu nome de registro na OSGrid;
Master Avatar lastname: seu sobrenome de registro;
Master avatar sandbox password: sua password na OSGrid.

Terminada a criação da sua Região, você pode visitá-la, usando o "Meerkat" como vimos em postagem anterior.
Se você desligar seu computador vai ter que fazer determinados procedimentos para colocar de novo sua Região "no ar". Vamos ver isso na próxima postagem.

ATENÇÃO: antes de desligar seu computador, tecle o comando: shutdown (desligar), na janela  preta do servidor.

Veja a postagem seguinte:

11 - Reinstalando sua Região

15 comentários:

  1. Américo,
    Abrindo a pasta BIN eu encontro um arquivo OpenSim que é um aplicativo de 72 Kb e logo abaixo dele o arquivo OpenSim.exe que é um arquivo CONFIG. Apenas o primeiro abre uma tela preta q começa a aprecer um monte de códigos mas aparece uma janela com um aviso que o OpenSim.exe parou de funcionar. E q o Windows está procurando uma solução para o problema e fica nisso... O que fazer nesse caso? Meu Windows é Seven. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Vc deve clicar apenas no primeiro arquivo. Tente ver na janela preta se tem algum aviso dizendo qual é o erro que está interrompendo a execução.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Américo!
    Resolvi fazer tudo no XP e deu tudo certo. Porém quando eu entrei no OSGrid eselecionei a minha Região, avisou q eu iria para uma região proxima e apareceu a janela de Teleport para a minha Região com o nome certo e as coordenadas. Mas ao tentar me teleportar para lá, avisou q eu não poderia me teleportar para lá e q eu contatasse a região. Executei novamente o OpenSim.exe e notei em vermelho o seguinte aviso: Registgration Failed: Region overlaps another region
    Registration of region with grid failed, aborting startup... etc etc e fecha o .exe
    Eu havia escolhido as coordenadas corretamen te... será que nesse interim alguém criou outra justamenet em cima? O que posso fazer?
    Obrigado pela atenção e paciencia.

    ResponderExcluir
  4. Veja a postagem: "11- Reinstalando sua Região." Escolha novas coordenadas e tente de novo. Evite sempre pegar as primeiras coordenadas da lista pois realmente alguém pode pegá-las enquanto vc está reinstalando sua Região e isso vai gerar overlap.

    ResponderExcluir
  5. A região (Luam 01) está aparecendo nas listas... mas eu não consigo teleporte para ela... Avisa que não se pode teleportar para ela.... e quando eu tento entrar direto nela fica conectando região até eu desistir...

    ResponderExcluir
  6. Américo.... sei q estou te amolando muito com essas minhas dúvidas... mas estou afim de completar essa situação. Estou com o OpenSim em outro pc para q ele fique ligado 24 hs. Ja troquei as coordenadas várias vezes mas não consigo entrar na região... sempre avisa que não pode completar o Teleport. A Região aparece nas listas e não sei mais o q fazer... Se vc tiver mais um tiquin de paciência e puder me contactar pelo meu Msn eu ficaria muito agradecido... seria mais ágil... Obrigado assim mesmo por todas essas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser que depois de todos esses problemas seu avatar (usuário OSGRID) tenha se "corrompido". Como agora vc já está dominando o assunto, sugiro que crie um novo usuário no OSGRID e comece tudo de novo, criando uma ilha para esse novo usuário.
    Vc está conseguindo entrar em outras ilhas do OSGRID? Estou deixando minha ilha no ar hoje e amanhã (19 e 21 de março) para você testar. Vou deixar meu avatar sentado, lá mas pode ser que eu não esteja na frente do meu laptop quando vc entrar. O nome da ilha é "DMU" e vc pode dar um "search" no Mapa e se teleportar.
    Quando sua ilha estiver no ar me diga.

    ResponderExcluir
  8. Oi Américo
    Estou tentando excutar o aplicativo da pasta bin, mas esta dando o seguinte erro: Aplicativo não inicializado corretamente (0xc0000135). Clique ok para finalizar a execução.
    Tem ideia do que pode estar acontecendo?
    Parabéns pelo blog.
    Grato

    Danilo

    ResponderExcluir
  9. Danilo,

    Não imagino o que possa estar dando problema. Publiquei no meu site http://www.dmu.com tutoriais sobre uma versão do OpenSim independente da OSGRID. Tente instalar essa versão, que você pode baixar direto das páginas dos tutoriais. Pode ser que funcione melhor.

    ResponderExcluir
  10. Americo,
    conseguir resolver o problema. É que eu nao tinha o framework insatalodo na maquina. hehehehe... MAs agora tenho outro. A ilha aparece mas nao consigo me teleportar para la. na ja nela que abre o aplicativo pesquisei para ver se tem algum erro e encontrei o seguinte:
    [IRC-Bridge]: Not enabled. Connect for region Floripa ignored
    Sabe o que pode ser?
    estou online no osgrid se puder me add para me ajudar agradeço muito (danilo seemann)

    ResponderExcluir
  11. Danilo,

    Vá para um lugar qualquer e depois tente ir, pelo Mapa (usando Search) para sua região.
    Outra opção é, agora que vc tem mais prática, criar um novo usuário na OSGRID e começar tudo do zero para esse usuário. Às vezes, depois de muitos erros, um usuário fica "bichado".
    Se quiser deixar sua ilha "no ar" e me avisar, tentarei ver se consigo acessar.
    Sugiro também que tente criar uma "ilha independente" usando os tutoriais do meu site http://www.dmu.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Américo!
    Gostaria de agreder-lhe imensamente pelo BLOG.
    Consegui criar a minha região, inclusive usei a dica de copiar uma ilha pronta, mas agora surgiu uma dúvida: Como faço pra instalar uma segunda região? Pois ao clicar no arquivo OPENSIM.EXE, ele inica a região que criei e eu preciso dele para configurar a ilha nova. Pode me auxiliar?

    ResponderExcluir
  13. Vc vai ter que criar um novo usuário na OSGRID. E colocar um novo OpenSim dentro de uma pasta. Assim os OpenSim.exe etc.serão outros.

    ResponderExcluir
  14. Oi Américo, estou com alguns problemas no meu servidor opensim na hora de autenticar o avatar. Poderia me dar uma luz?

    eduardonead@gmail.com

    Abraços,
    Eduardo Azevedo.

    ResponderExcluir
  15. Publiquei uma série nova de tutoriais mais detalhados sobre OpenSim no meu site:
    http://www.dmu.com
    Tente lê-los e, se continuar com problemas, volte a comentar aqui que recebo sempre os comentários.

    ResponderExcluir